Em nossas vidas estamos acostumados a ver diferentes tipos de textos, como por exemplo, quando simplesmente compramos algum produto que na embalagem tem algum desenho, que quer nos mostrar alguma coisa. Quando andamos pela rua podemos observar, placas de sinalização, que podem indicar certos avisos, enfim estamos rodeados de textos e formas de expressão, aqui vou citar algumas delas.
TV: o tipo de texto usado é verbal ou não verbal o mais usado, como imagens, músicas, que acabam transmitindo alguma mensagem, como por exemplo, em algum comercial de cerveja, aparece uma roda de amigos, todos se divertindo, aparecem mulheres bonitas, e todos tomando a cerveja, quem não queria estar ali? As pessoas acabam comprando a tal cerveja, com a idéia de diversão, mulheres e amigos na cabeça. A TV usa muito isso como forma de manipulação do povo muitas vezes transmite mensagens sem usar se quer uma palavra. Quando vemos imagens acabamos associando-a a alguma coisa, e é ai que nos é transmitido a mensagem.
Jornal: é mais usada a linguagem verbal, com textos, mas também são usadas algumas figuras para o leitor entender melhor o assunto ou saber o local que se quer referir. O jornal serve praticamente para informar a população sobre os acontecimentos que ocorreram ou vão ocorrer na cidade. Como o jornal é basicamente só textos, esses devem ser cuidadosamente escritos pra que se tornem atrativos e não fiquem cansativos, passando assim a mensagem que se quer passar e tornando o texto mais agradável.
Quadro: os artistas que os pintam, geralmente querem expressar algum sentimento ou crítica e para fazer isso, não precisam escrever, apenas pelos detalhes de suas pinturas percebemos seus sentimentos, suas tristezas ou sua crítica, sua visão. Quando é um quadro realista, pode mostrar algum determinado período, mostrando, por exemplo, as roupas que as pessoas usavam, ou pode mostrar como foi uma guerra, violência, enfim consegue transmitir uma mensagem para as pessoas que o observam.
Música: expressa uma mensagem através da letra e do som, e essa pode ser uma crítica, uma história de amor ou uma história do compositor. Podemos perceber os sentimentos através do tom em que a música é tocada e cantada. Em épocas de ditadura a música foi usada como forma de manifestação do povo. A música também pode expressar uma cultura de um determinado povo.
Placas de sinalização: as placas de trânsito usam de uma linguagem de sinais que transmitem uma mensagem aos motoristas e pedestres. Entre esses sinais os mais comuns são o de "proibido estacionar" que usa um sinal de um "E" cortado, o de faixa e de pedestres que tem um desenho de uma faixa e uma pessoa atravessando. Esses sinais ajudam a evitar acidentes dando um breve aviso através dos sinais.
Linguagem Verbal
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas. ela está presente em textos em propagandas;
Linguagem não-verbal
Consideramos linguagem todas as formas de comunicação que o homem criou ao longo dos tempos. A linguagem verbal é a da palavra articulada e pode ser oral ou escrita. As outras todas são não-verbais: linguagens que se valem dos sons, como a música, as linguagens clássicas e as visuais. Há também as linguagens que são múltiplas, como, por exemplo, o teatro, a televisão, o cinema, que são visuais, sonoras, sinestésicas. Envolvem a visão, a audição e o movimento. O homem se comunica por todo tipo de linguagem, nem sempre é necessário repassar [uma mensagem] pela linguagem verbal. Por exemplo: atravessamos uma rua e há um sinal vermelho. Na maioria das vezes não está escrito “Pare”, há somente o sinal vermelho e ele é uma linguagem. Entendemos que a cor de sinal vermelha é para parar, que na verde se pode andar e assim por diante.
Qual é o tipo de linguagem, atualmente, mais valorizado pela sociedade?
A sociedade como um todo valoriza muito o visual. Vivemos em uma sociedade de imagem, alavancada, talvez, pela publicidade, pela sociedade de consumo. Por todos os lados nos batem imagens, outdoors, a televisão, o cinema, a moda, as vitrines enfeitadas. A sociedade de consumo é altamente visual. Não é uma questão de ser bom ou ruim, apenas é, está aí na sociedade. O outro dado é de que a sociedade ocidental é altamente alfabetizada. Tudo tem que acontecer via papel escrito. Por exemplo: no ônibus há o nome e o número da linha para onde ele vai. Quando precisamos ir para determinado lugar, tudo é informado através da palavra escrita e isso faz com que ela seja um tipo de linguagem extremamente valorizada, o verbal escrito.
Em alguns casos, a linguagem não-verbal é utilizada como complemento da verbal, ou vice-versa.
Acredito que seja sempre por uma necessidade de comunicação. Aliás, por exemplo, se a linguagem verbal é oral, ela sempre vem acompanhada, em comunicações “face a face”, do gesto, da expressão do rosto e, de qualquer maneira, ela sendo oral, sempre tem uma entoação. Posso dizer uma mesma frase de uma forma alegre, triste, irônica. Isso vai depender. Quando a comunicação não é face a face, algumas coisas se perdem. Não se sabe do contexto do interlocutor, onde ele está, qual a sua expressão, como ele reage a o que se diz. Então se trabalha com suposições que não são tão eficientes quanto se a conversa fosse realizada “frente-a-frente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário